Internet banda larga : veja quais planos você pode ter na sua casa ou na sua empresa


Muitas pessoas buscam apenas os planos e internet banda larga avulsa, já que não assistem mais a televisão, ou não têm interesse de ter outros produtos do ramo da telecomunicação. Isso vem sendo cada vez mais comum, já que as pessoas têm trocado a TV pela Netflix e outros programas de streaming.



Nos tópicos a seguir você vai conhecer os principais planos de internet banda larga avulsa para se ter em casa ou na sua empresa. Confira!

banda larga

Os melhores planos

Antes de qualquer coisa, você tem que fazer uma boa pesquisa na sua cidade, porque além das grandes operadoras existem outras menores que atuam no seu município ou região que podem oferecer uma internet de qualidade e por preço bem menor que as grandes empresas do ramo.

Depois dessa pesquisa de quais empresas buscar fazer os orçamentos, é necessário que você defina a quantidade de velocidade que sua internet precisa ter. Isso vai pelo número de pessoas que vão usar, a utilidade da internet, se vai ter games, programas muito pesados, ou se é apenas para trabalhar no pacote Office, estudar no Google ou mexer em sites de notícia, redes sociais e entretenimento.

Tudo isso precisa ser levado em consideração, porque uma internet de 5 megas, por exemplo, é ótima para uma pessoa que vive sozinha ou um casal que usa apenas as redes sociais e sites normais e, às vezes, assiste um Netflix.

Porém, essa mesma pessoa ou casal que joga online, games com gráficos muito bons, pesados de tamanho, com 5 megas o jogo nem abre. É preciso uma internet muito mais potente, de 35 megas para cima.

Com tudo isso analisado, você vai atrás do seu melhor plano para contratá-lo. Aí é só olhar o preço e o que for mais barato naquela velocidade específica é o que você deve contratar.

Internet a cabo x fibra ótica

Hoje se fala muito em internet fibra ótica que ela seria mais rápida que a tradicional banda larga, mesmo em velocidade dita idêntica e isso faz certo sentido sim.

Quando você contrata uma velocidade de internet a cabo, a empresa tem direito a te entregar uma porcentagem menor do que ela te prometeu. Por exemplo: você contratou uma internet de 15 megas, então a empresa pode te entregar uma velocidade que seja entre 10 e 15 megas.

Na fibra ótica isso é mais difícil de acontecer, porque os cabos de fibra transmitem o sinal da internet com mais eficiência, então não se perde tantos megas nesse caminho do servidor até a sua casa. Por isso, na fibra ótica a internet costuma ser mais rápida, mesmo tendo a mesma velocidade que a internet a cabo normal.

Por isso, se você ver uma internet de cabo, ligada ao telefone por um preço específico e a de fibra ótica pelo mesmo valor, a fibra ótica vale muito mais a pena, porque ela perde menos velocidade e te entrega uma banda larga bem mais rápida.

Se tiver gostado deste texto sobre internet banda larga avulsa, compartilhe-o nas suas redes sociais!