Quais internet banda larga existem: confira os tipos e também as empesas que oferecem o serviço


A internet banda larga é uma realidade para boa parte dos brasileiros. Hoje no país quase 70% da população tem algum tipo de acesso à internet, seja pelo celular, em uma lan house, ou por meio da banda larga residencial.



Mas quais são os tipos de internet banda larga que existem? Quais são as principais empresas que oferecem esse serviço? Nos tópicos a seguir você vai ter a resposta para essas duas importantes perguntas. Veja!

Tipos de internet banda larga

Quando se fala em internet banda larga, boa parte das pessoas já pensam na internet via cabo telefônico que é a mais tradicional e mais comercial no Brasil. Nela, o modem é ligado a um cabo que traz a transmissão da internet pela linha telefônica de determinada operadora.

Apesar de ser a mais comum, a internet via cabo não é a única. Existem outras, inclusive algumas que vêm ganhando muita força nos últimos anos. É o caso, por exemplo, da fibra ótica, que tem uma transmissão parecida com a da linha telefônica, com a diferença que é um cabo próprio de internet feito a partir dessa fibra ótica.

A internet por fibra ótica é mais resistente, entrega a velocidade mais próxima da contratada e por essa eficiência tem ganhado bastante o mercado.

No caso de lugares mais distantes, zonas rurais, distritos, cidades muito pequenas, indústrias, a preferida ainda é a internet de satélite ou a de rádio. A de satélite funciona como uma TV parabólica. Você instala uma antena e ela passa o sinal do satélite para o modem e do modem para o resto do ambiente.

No caso da internet à rádio, o funcionamento é parecido, só que no lugar da antena de TV, você tem uma ante de rádio que capta as ondas sonoras do rádio e as transformam em sinal de internet.

Essas são as quatro formas de internet banda larga mais comuns que existem: via linha telefônica, fibra ótica, satélite e rádio.

Principais operadoras

As operadoras também são divididas entre os tipos de internet que elas disponibilizam. Nas de linha telefônica, as mais famosas são a NET/Claro, a Vivo e a Oi.

No caso da fibra ótica, essas mesmas empresas estão avançando bastante na tecnologia, principalmente a Vivo que já possui boa parte das suas instalações e transmissões feitas pela matéria-prima.

A internet banda larga via satélite tem duas empresas gigantes que dominam o mercado. Uma delas é a Sky que é usada muito mais como uma concorrente da NET/Claro, Vivo e Oi do que da outra via satélite.

A tecnologia da Sky é tão avançada que ela consegue enviar o sinal via satélite com facilidade e por um preço bem próximo da internet via linha telefônica.

A outra empresa é a Elsys, que usa o nome Hughes para a sua marca de internet via satélite. No rádio, as empresas são mais locais, difícil encontrar alguma de nível nacional.

Se tiver gostado deste texto sobre quais internet banda larga existem, compartilhe-o nas suas redes sociais!